miércoles, 8 de abril de 2009

El mesías ario en portugués

O Messias Ariano

  • 2009-01-15
  • por: O Messias Ariano, Mário Escobar, Bertrand Editora

O primeiro livro de Mario Escobar a ser publicado em Portugal, O Messias Ariano, situa-se entre os romances de aventuras, intriga e acção do século XIX e os thrillers contemporâneos. Ao longo das suas páginas o leitor viaja no tempo, desde a lenda dos Quatros Reis Magos, às viagens de Vasco da Gama à Índia, numa busca plena de enigmas perseguições e reviravoltas entre Madrid, Lisboa, Colónia, Viena, Sarajevo e Munique.

A acção começa no Verão de 1914 quando dois polícias, um espanhol e outro norte-americano, se vêm obrigados a trabalhar juntos para esclarecer um enigmático acontecimento verificado em Madrid, onde três professores - um antropólogo, um historiador e um especialista em línguas mortas - aparecem automutilados e em estado de choque na Biblioteca Nacional.

Que explicação haverá para que um tenha arrancado os olhos com as próprias mãos, outro tenha cortado a língua com os dentes e o outro tenha amputado as orelhas? Que terão eles descoberto para ter chegado a esse extremo de loucura?

Tudo parece estar relacionado com um enigmático livro trazido para a Europa por Vasco da Gama na sua primeira viagem à Índia. Este encerra uma profecia que remonta às origens do cristianismo y que alerta para a chegada de um messias ariano que governará o mundo.

Com a Primeira Guerra Mundial quase a estalar, Hércules e Lincoln encetam então, em contra-relógio, uma vertiginosa jornada que os levará de uma explicação para outra, decifrando mensagens ocultas durante séculos. Um quebra-cabeças que deverão resolver antes que a Europa entre em guerra e que as profecias em que tantos homens parecem estar interessados se cumpram.

Tal como têm feito Carlos Ruíz Zafón, Idelfonso Falcones, Matilde Asensi e Julia Navarro, entre outros, Mario Escobar apresenta neste O Messias Ariano um cocktail de religião, história e intriga, numa combinação literária que não pára de conquistar leitores em todo o mundo.



Sobre Mário Escobar

Licenciado em História e Diplomado em Estudos Avançados em História Moderna, escreveu inúmeros artigos e livros sobre a Inquisição, a Reforma Protestante e as seitas religiosas. É colaborador habitual da National Geographic História e História 16.

Trabalha como director executivo de uma ONG (Missão Contra a Lepra) e é director da revista Nueva Historia para el Debate. Interessado nos mistérios ocultos por detrás da história, da religião e da ciência, tem dedicado toda a sua vida a desvendá-los.

Como se percebe, é apaixonado pela História e pelos seus enigmas, tendo estudado em profundidade temas relacionados com a Igreja, e com os distintos grupos sectários que têm surgido do seu seio, e com o descobrimento e colonização da América, focando-se especialmente na vida de personalidades heterodoxas espanholas e americanas.


Críticas

«Os aficionados de romance histórico com um toque de aventura e mistério não podem fazer qualquer reparo a este livro, cuja história se desenrola numa período turbulento da História Europeia que se viria a transformar em algo muito pior, turvo e sinistro do que se poderia então a imaginar».
Regian Irae

«O Messias Ariano é um exemplo perfeito de literatura de entretenimento trabalhada com talento e originalidade que surpreenderá e conquistará todo o tipo de leitores».
David Yagüe



O Messias Ariano
Mário Escobar
Bertrand Editora
Disponível a partir de 23 de Janeiro

No hay comentarios: